Voltar para a Home Page

Face - Ritidoplastia

Indicações: As rugas e a flacidez são umas conseqüências inevitáveis da idade. Esta cirurgia tem a finalidade de minimizar, ao mesmo tempo, as rugas e a flacidez cutânea da face e do pescoço decorrentes do envelhecimento.

Anestesia: local com sedação ou geral.

Local da Cirurgia: ambiente hospitalar.

Tempo de Cirurgia: de 3 a 5 horas.

Tempo de Internação: 24 horas, em média.

Banho: a partir do 2° dia.

Pós-operatório: A recuperação é mais ou menos rápida, dependendo de cada pessoa. As atividades físicas mais intensas podem ser praticadas após 30 dias.Não é recomendada a exposição ao sol de praia ou piscina enquanto persistirem manchas roxas (equimose,muitas vezes erroneamente confundidas com hematomas).

Dor: O pós-operatório é praticamente indolor.

Curativos: A cabeça permanece enfaixada por 24 horas. Após este período, deixamos à região exposta, sem curativo. Começamos a retirar os pontos a partir do 7° dia. Atualmente, existe a possibilidade de usarmos fios de suturas absorvíveis ou cola cirúrgica, eliminando assim a necessidade da retirada dos pontos.

Cicatrizes: As cicatrizes são muito pouco visíveis, pois ficam localizadas em sulcos, pregas ou ângulos bem selecionados dentro do couro cabeludo. Porém, é óbvio que jamais irão desaparecer.

Riscos: Dificilmente ocorrem complicações sérias com este tipo de cirurgia. Porém, por tratar-se de um procedimento cirúrgico, poderão ocorrer imprevistos na evolução, passíveis de correções posteriores. Estes detalhes serão minuciosamente esclarecidos na consulta.